Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carta ao 1º Encontro de Unidade e Ação Anti-Capitalista de Pernambuco

Saudamos com entusiasmo a realização deste 1º Encontro de Unidade e Ação Anti-Capitalista, espaço que pode possibilitar um avanço nas ações conjuntas de vários atores na luta contra a hegemonia da lógica da economia de mercado e do sistema financeiro - coração do sistema capitalista -, que impede a realização dos princípios de liberdade, igualdade e democracia, princípios estes perseguidos historicamente pelos socialistas.

Participamos deste 1º Encontro com profundo respeito aos acúmulos, elaborações e ações das entidades, organizações, coletivos e ativistas independentes que participam desta atividade. Trabalhamos desde a sua organização para que avancemos na unidade dentro desse respeito. Para o sucesso dessa atividade é necessário que o conjunto de seus participantes destaquem os pontos de unidade possíveis, e que não desviemos do foco central do encontro: unidade e ação entre anti-capitalistas, portanto, espaço de reflexão para ações comuns possíveis dentro desta diversidade.

O PSOL, pelas condições históricas de seu nascimento e por opção política inequívoca de seus militantes, é uma organização que congrega e respeita diversas trajetórias da esquerda socialista brasileira. Somos, portanto, um esforço concreto na luta pela reorganização da esquerda brasileira e mundial. Contudo, temos a ciência de nossas insuficiências nos planos teórico, programático e organizativo – insuficiências que não são fruto somente de condições subjetivas, mas fundamentalmente objetivas, e por isso buscamos, permanentemente, unidade de ação e elaboração nos círculos exteriores ao partido.

A crise das esquerdas, ao nosso ver, envolve um natural desgaste das ferramentas partidárias e o PSOL respeita esta dinâmica, buscando dialogar com entidades, movimentos, personalidades e indivíduos que, mesmo fazendo cotidianamente a luta em defesa dos interesses populares, não se dispõem a somar-se à luta partidária. Encaramos como um desafio construir frentes de intervenção concretas no processo de elaboração teórica e programática e também na intervenção objetiva na luta de classes. Este espírito também está presente em nossa participação neste encontro.

Conclamamos o encontro para que, dentro deste espírito de unidade, onde obviamente não cabem auto-proclamações, possamos dinamizar a organização de um calendário mínimo unitário que fortaleça a luta anti-capitalista em Pernambuco, no sentido de que avancemos para além das vanguardas políticas que já reivindicam a luta socialista.

Destacamos neste encontro que vivemos um momento difícil de refluxo e desmobilização de massas, fruto de uma situação contraditória no Brasil, com políticas assistencialistas compensatórias superficiais em nível nacional. Em Pernambuco, um ciclo de crescimento econômico capitalista, que gera ilusões e fortalece a ideologia liberal, semeia o terreno para o aprofundamento das já brutais injustiças sociais. Tudo isto que acontece no Brasil se insere no interior de uma moldura conjuntural de crise estrutural do sistema capitalista, agudizada com os eventos de 2008, com a crise dos subprimes nos Estados Unidos e que vem solapando as economias da Europa e que já têm reflexos em outras partes do mundo, como no norte da

África, com as festejadas revoluções democráticas na Tunísia e Egito, e que seguem em curso em outros países.

É neste cenário que realizamos nosso encontro. Na avaliação do PSOL, devemos e podemos qualificar o discurso político socialista e anti-capitalista, o que significa a realização de eventos de maturação teórico-programáticos, agregando pessoas, idéias, forças políticas e sociais. Podemos e devemos fortalecer os elementos simbólicos da esquerda socialista, como a luta anti-imperialista, datas importantes como o 1º de maio, 8 de março e 20 de novembro. Há, na avaliação do PSOL, espaço real para o desenvolvimento solidário desta agenda.

É com esta expectativa e com este espírito que saudamos o 1º Encontro de Unidade e Ação Anti Capitalista de Pernambuco.

Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade - Pernambuco

19 de Fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário