Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pré-candidato do PSOL à prefeitura de Jaboatão

Confira a entrevista de Cesar Ramos, pré-candidato do PSOL à prefeitura de Jaboatão, concedida ao blog do Roberto Santos. Nova política se faz assim: com coragem, juventude, ideias e muita ousadia.
Edilson Silva.

1 - Por que você quer ser candidato a prefeito do Jaboatão?


Vou refazer sua pergunta: O que leva a um jovem, pobre, da periferia de Jaboatão, ousar levantar-se como pré-candidato a prefeito de sua cidade?

Até hoje, a ordem “natural” das coisas sempre foram: Os pobres votam – os ricos se elegem; os jovens votam – os “experientes” administram; o povo vota – os políticos governam. Isso por que: os pobres não sabem, os jovens não servem e o povo não pode. Essa ideologia nós é imposta para que a política continue sendo um privilégio dos que sempre estiveram no poder. Mas o resultado que essa ordem perversa nos trouxe, até hoje, foi apenas a ampliação das desigualdades, a corrupção generalizada e os interesses dos políticos e de seus financiadores serem postos em detrimento da vontade do povo.

Para romper com esse paradigma, e anunciarmos uma nova política é que desejamos ser a voz do povo que está silenciada, a voz do povo excluído que vem dos morros, das praias, dos conjuntos habitacionais, da zona rural, das comunidades e loteamentos de Jaboatão. Essa voz que não tem sido ouvida pelos que hoje estão no poder. A voz do povo que cansou de promessas e quer atenção. É por esses que nós seremos.

Somos motivados pelo pensamento de Paulo Freire, que nos ensina que “apenas os oprimidos podem libertar os oprimidos”. E de fato, quem melhor que o povo que dorme nas filas dos hospitais para ser atendido, que enfrentam todos os dias um ônibus e um metrô lotado, que estuda nas escolas públicas sucateadas, que vive abandonado no esgoto e na lama, quem melhor que o próprio povo de Jaboatão para entender a necessidade de mudar tudo isso? Nossa pré-candidatura tem essa função pedagógica: a de resgatar a autonomia do povo, de fazer o povo olhar para si mesmo e se enxergar como capaz de governar sua própria cidade, capaz de escolher seu próprio futuro e de dirigir suas próprias vidas.

Não agüentamos mais ver governo entrar e governo sair em Jaboatão e nossa rua, nosso bairro, nossa cidade continuar do mesmo jeito. Cansamos de sermos enganados com tantas promessas não cumpridas. Basta de tanta corrupção, está na hora de mudar!

Por isso o PSOL nos apresenta como pré-candidato: para que todos que hoje são menos possam amanhã ser mais.

2 - Com quais forças políticas pretende governar em janeiro de 2013? Já iniciou as conversações com estas forças?

Para nós do PSOL “todo poder emana do povo”, e será para governar COM o povo que nosso governo existirá. Uma gestão participativa, que possibilite que o povo escolha as prioridades e participe da elaboração do orçamento de forma participativa será a espinha dorsal do nosso projeto de cidade. O povo será nosso maior aliado na implantação de nosso Programa de Governo.

Com a Câmara de Vereadores, é necessário acabar com a relação de subserviência que impera hoje. Nós do PSOL acreditados que sem oposição não há democracia, para isso é importante que a Câmara de Vereadores resgate sua autonomia e deixe de ser apenas mais uma “secretaria” do Palácio da Batalha.

Governaremos COM o povo e todas as forças progressistas que desejam romper com a “velha” forma de fazer política em Jaboatão, esses, serão nossos aliados.

3 - Qual a sua avaliação em relação ao governo Elias Gomes?

Prometeu muito e fez pouco. Para chegar ao poder, a atual gestão prometeu ou povo de Jaboatão o calçamento de 1.000 ruas, levar o saneamento básico para 40% da cidade, criar 130 novas Unidades de Saúde da Família, construir a maternidade, criar 40 novas escolas municipais, criar de 2 Policlínicas e o Hospital Geral de Jaboatão, dentre outras promessas eleitorais que até hoje não foram cumpridas. No vale tudo para chegar ao poder, a gestão tucana colocou “a corda no pescoço” e agora se encontra descredibilizada para encarar o povo de Jaboatão nas próximas eleições. Para contornar essa situação, o atual governo tenta fabricar pela força do marketing um estereótipo de “vida nova”, mas a realidade da cidade não pode ser simplesmente transformada pela ação da propaganda. Na prática, a gestão tucana, tem se revelado tão fisiologista, “inchada” e incapaz de solucionar os grandes problemas da população quanto às gestões anteriores.

Por essas razões, nossa avaliação ao governo de Elias, expressa o mesmo sentimento do povo de Jaboatão: rejeição. Rejeição ao descaso com a educação e a saúde pública, rejeição a ausência de políticas ambientais para o município, rejeição ao caos da infra-estrutura urbana (calçamento de ruas, esgoto e drenagem), rejeição a ausência de uma política habitacional abrangente, Rejeição a quem prometeu muito e fez pouco.

4- Quais as principais propostas para Jaboatão você pretende apresentar?

Em outubro iniciaremos a elaboração do nosso Programa de Governo Participativo com a realização do I Seminário Pensando Jaboatão, onde chamaremos especialistas, movimentos sociais, entidades de classe e a população em geral para juntos construirmos um projeto alternativo para a cidade. Nosso programa de governo será fruto da realização de uma série de diagnósticos locais através das Caravanas da Cidadania, onde ouviremos a população sobre os diversos problemas existentes nos bairros e buscaremos construir junto com o povo os caminhos para sua superação.

Os eixos estratégicos que desenvolveremos no Programa de Governo serão:

1. EDUCAÇÃO - para a emancipação social.

2. SAÚDE - com qualidade para todos.

3. SANEAMENTO BÁSICO E DRENAGEM URBANA para qualidade de vida.

4. MEIO AMBIENTE - cuidando do futuro de nossa gente.

5. MOBILIDADE URBANA – transporte e trânsito eficientes.

6. HABITAÇÃO - moradia digna para todos.

7. JUVENTUDE – com oportunidade para fazer o futuro.

8. CULTURA, ESPORTE E LAZER - como direito de todos.

9. POLÍTICAS ESPECÍFICAS para mulheres, idosos, homossexuais, etnias e portadores de necessidades especiais.

10. PROTEÇÃO SOCIAL E ERRADICAÇÃO DA POBREZA - igualdade de oportunidade.

11. ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL – geração de emprego e renda para todos.

12. GOVERNO PARTICIPATIVO - o povo no poder.

13. GESTÃO PÚBLICA - transparente e eficiente.

Após a realização de uma análise minuciosa de como Jaboatão se encontra hoje, apresentaremos um conjunto de diretrizes com as principais propostas para cada um dos 13 eixos estratégicos acima relacionados. Detalharemos ainda, o cronograma de implantação de nossas futuras propostas ao longo do mandato, mostraremos a viabilidade de sua execução e por fim registraremos nosso programa em cartório.

O Programa de Governo do PSOL, já nascerá participativo, assim como participativo será o nosso governo. Hoje, PSOL oferece à população Jaboatonense a oportunidade de participar da construção desse Jaboatão que queremos. Vamos fazer isso junto!

5 - Que mensagem deixaria para o povo do Jaboatão neste momento?

A cidade do Jaboatão dos Guararapes possui uma economia forte, temos uma população que nos coloca entre as maiores cidades brasileiras, possuímos importantes biomas e ecossistemas naturais e temos uma história que é parte da história do Brasil. Diante de tudo isso, resta-nos uma pergunta: por que então somos tão pobres? Por que convivemos com o pé na lama e com esgoto correndo a céu aberto? Por que tantas pessoas moram em áreas de risco nos morros e alagados? Por que nossos jovens crescem sem oportunidades? Por que não existem parques, mais praças e áreas de lazer em Jaboatão? Por que não há creches para nossas crianças estudarem? Por que precisamos dormir na fila do posto de saúde para marcar uma ficha? Todos esses problemas não ocorrem por falta de dinheiro, pois o orçamento para esse ano foi estimado em quase 1 bilhão de reais, isso mesmo: 1 bilhão de reais. Você deve está se perguntando: por que então esse dinheiro não é usado para tornar nossa cidade melhor? Nós entregamos nossa cidade nas mãos do grupo político que hoje governa Jaboatão, é preciso cobrar deles, essas respostas.

César Ramos é Pré - candidato do PSOL a prefeitura do Jaboatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário