Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NOTA DA COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DE EDILSON SILVA

Eduardo Campos foge da verdade

Durante debate entre os candidatos ao governo de Pernambuco, realizado no dia de ontem, 23 de setembro, estabeleceu-se uma polêmica em torno do tema saúde pública no Estado. O candidato Edilson Silva, a exemplo do que já havia feito em debate anterior, denunciou a grave situação na rede pública estadual, que no atual governo (4 anos) deverá atingir a impressionante marca de 12 mil óbitos por falta de UTIs.


O governador-candidato, Eduardo Campos, insinuou que o candidato Edilson Silva faltava com a verdade em relação aos dados apresentados. De pronto, Edilson Silva desafiou o governador-candidato a comparecer à maior unidade de emergência do Estado, Hospital da Restauração, para que um pleito já feito administrativamente e judicialmente fosse concretizado: a abertura do livro de óbitos. Dessa forma, a sociedade pernambucana poderia, no universo da maior emergência pública do Estado, ter acesso a dados fiéis, estabelecendo assim a verdade.


Na manhã de hoje, pontualmente às 09 horas, o candidato Edilson Silva encontrava-se na portaria do Hospital da Restauração. Setores da imprensa também compareceram. Infelizmente, Eduardo Campos não compareceu.


Assim, o governador-candidato dá provas de desrespeito não com a candidatura do PSOL, mas com a sociedade pernambucana. A justificativa de falta de agenda é mais uma desculpa inaceitável, pois se o governador tivesse interesse na verdade poderia nomear um assessor, ou mesmo um diretor do Hospital, para nos acompanhar e abrir o livro de óbitos. Nem a isso o governador-candidato se dignou. Pelo contrário, destacou figuras sombrias, desconfiadas, que não conseguiam esconder sua função de arapongagem, para seguir e talvez até intimidar o candidato Edilson Silva e sua comitiva.


Deste episódio fica a certeza de que os dados apresentados pela candidatura de Edilson Silva são verdadeiros, e que as propagandas do governo e do seu candidato são uma fraude. Cerca de 12 mil óbitos em 4 anos, somente por falta de UTIs, é um genocídio, que somados a cerca de 17 mil homicídios, também em 4 anos, dão mostra de um estado muito distante das peças publicitárias do governo, na verdade um Estado de barbárie acontece em Pernambuco.


A candidatura de Edilson Silva reafirma neste processo todo o compromisso com a defesa da saúde pública de qualidade: controle social sobre a saúde pública; transparência real na gestão; qualificação e ampliação dos PSFs; plano estadual de saneamento básico; defesa do sistema SUS; fim das OS na saúde; defesa da Emenda 29 que garante mais verbas federais para a saúde pública; concurso público e carreira forte na área de saúde.


Recife, 24 de setembro de 2010


Coordenação da candidatura de Edilson Silva ao governo de Pernambuco

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Por que Dilma Roussef correu do Nordeste?

Por Edilson Silva

Numa iniciativa inovadora e que atende aos melhores interesses dos eleitores, a TV Jornal de Pernambuco, em rede com o SBT, está promovendo um grande debate entre os presidenciáveis para discutir temas relacionados à região nordeste do país. O debate será transmitido por todas as afiliadas do SBT na região, abrangendo um público estimado em 40 milhões.


Plínio, Serra e Marina confirmaram presença. Dilma, não. Uma brutal contradição. Pois não é no nordeste que a candidata petista apresenta sua vitrine de um novo Brasil que se desenha sob o governo Lula? Não é em Pernambuco, estado onde ocorrerá o debate, que a candidata Dilma parece vir dia sim, dia não, para inaugurar supostas obras? Por que então não vir ao debate, para encurralar seus adversários?


A resposta passa por vários fatores. Um deles é a prática covarde e desrespeitosa com os eleitores por parte daqueles e daquelas que, em estando em situação mais confortável em pesquisas, viram as costas para o debate sério e cuidam única e exclusivamente do seu famigerado marketing, em que os eleitores são convidados a imbecilizarem-se, participando da eleição como um consumidor desinformado.


Mas não é só isso. Dilma perderia vindo ao debate, pois ela teria que se confrontar com o nordeste real. Como explicar a falta criminosa de saneamento básico na região? O Minha Casa Minha Vida que não sai do papel? O caos na saúde pública? Os índices alarmantes de homicídios? Como iria explicar a epidemia de crack que tomou conta do país e do nordeste em particular sob seu governo? A epidemia de dengue que voltou?


Como justificar que o estaleiro que tanto passa na televisão existe sobre a devastação dos nossos mangues e que os seus trabalhadores vivem sob condições de super-exploração, semelhantes aos padrões chineses? Como explicar que a SUDENE, que seu governo disse que reabriu, continua lacrada, uma mera peça de marketing? Como falar da refinaria cujas obras sequer passaram da terraplanagem?


Dilma teria que explicar mais. Como falar em privilegio da região nordeste em seu governo se as duas maiores obras do governo federal no nordeste, a Transposição e a Transnordestina, juntas, estão orçadas em cerca de R$ 10 bilhões, o que representa 1/4 dos investimentos numa única obra no sudeste, o Trem Bala, que está orçado próximo de R$ 40 bilhões?


Ainda sobre as principais obras, como ela explicaria que um contrato de R$ 5 bilhões foi feito sem licitação, para favorecer uma concessionária privada inadimplente com o Estado, para construir a ferrovia Transnordestina? E como explicar que as obras de transposição das águas do Rio São Francisco estão sendo feitas sem a realização das obras de revitalização do rio, um compromisso do governo diante do clamor da sociedade para manter o Velho Chico vivo?


É, pensando bem, Dilma tinha motivos para correr de um debate sério sobre o Nordeste. O Bolsa-família é bom, mas insuficiente quando se pretende discutir a construção de um presente e um futuro digno para o nosso povo.

Presidente do PSOL-PE e candidato ao governo de Pernambuco

sábado, 18 de setembro de 2010

Debate sobre LGBTT na Metrópole

Estivemos na boate Metrópole no último dia 17/09, em debate realizado pela ONG Leões do Norte. O Fórum LGBTT também estava na organização. Aproveitamos a oportunidade para colocar à comunidade LGBTT nossos compromissos contra a homofobia, pela união civil de pessoas do mesmo sexo, mas também colocamos a importância do movimento enxergar além do universo LGBTT, preocupando-se, por exemplo, com o orçamento público, que hoje é monopolizado pelos bancos e que, por isso, inviabiliza a concretização de políticas públicas massivas em atenção à população LGBTT.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os dados da agiotagem oficial no Brasil

Veja ao lado o gráfico com o Orçamento Geral da União executado em 2009. Veja os investimentos em saúde, educação, saneamento e segurança, por exemplo. Veja os gastos com juros e amortização da dívida pública. Esta sangria do dinheiro público, dos impostos pagos pela sociedade, precisa acabar. Auditoria nesta dívida, já!
Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CLIP EDILSON 50

Debate sobre saúde no Comitê Ponto 50

Nesta quinta-feira o Comitê Ponto 50 recebe o médico e sindicalista Fernando Jordão, ex-presidente do SIMEPE, atual Secretário Geral da entidade e Secretário Nacional de Relações Trabalhistas da FENAM (Federação Nacional dos Médicos). Fernando Jordão vai debater conosco o tema saúde pública em Pernambuco. Questões como gestão de UPAs e novos hospitais, caos na emergências, situação do Controle Social na saúde, dentre outros temas estarão na pauta. Mais um debate imperdível promovido pelo nosso comitê. Em meio e após o debate sempre tem uns comes e bebes. Todos estão convidados!

Edilson na Rádio Olinda

Terça-feira, 14/09, foi a vez da Rádio Olinda AM entrevistar Edilson Silva, no programa do Ciro Bezerra. O antenado Pierre Lucena, do blog Acerto de Contas, também foi um dos entrevistadores.