Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

13.661 vezes muito obrigado! Vamos assumir nosso mandato! Somos o 40º vereador do Recife!

Por Edilson Silva

Recifenses e todos aqueles que mesmo não estando ou sendo do Recife contribuíram para a grande vitória de nossa candidatura a vereador da cidade, quero aqui expressar publicamente meu mais profundo agradecimento pelos votos de confiança, de apoio e solidariedade antes, durante e depois das eleições. Nosso povo foi protagonista de uma campanha linda, emocionante, limpa, coerente, corajosa. Estamos todos de parabéns!

Há, contudo, uma disfunção em nosso sistema eleitoral, que permite que mesmo uma candidatura sendo a terceira mais votada nas eleições, como foi a nossa, não assuma o mandato institucional. Não alcançamos o quociente eleitoral. Sobre isto, já expressamos por várias vezes que precisamos no Brasil, como mínimo, de uma reforma eleitoral, que respeite e fortaleça os partidos, mas que antes de tudo respeite a vontade dos eleitores. Lutemos por isto.

Mas o momento não é para lamentações - muito pelo contrário, mas para muita comemoração. O povo do Recife elegeu Edilson Silva vereador da cidade. Vamos assumir este mandato e encaminhar todas as demandas e reivindicações que trabalhamos durante a campanha. Recife, a partir de hoje, por vontade popular, já tem um 40º vereador. Nosso mandato não terá o diploma do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), mas o diploma da legitimação da população. Trata-se da obediência cidadã contra a desobediência antidemocrática da formalidade das regras eleitorais.

Vamos alugar uma sala ao lado da Câmara que funcionará como nosso gabinete. Teremos assessorias colaborativas, voluntárias, qualificadas, acompanharemos e fiscalizaremos, com rigor, todos os atos do Executivo e do Legislativo. Cumpriremos o mandato que o Recife nos delegou.

Vamos estabelecer com a Câmara, em audiência com seu futuro presidente, uma relação política altiva e de colaboração na defesa dos interesses da cidade, começando por buscar reverter o aumento salarial de 62% que os vereadores se concederam e a redução de alguns benefícios que podem ser interpretados como privilégios, como 14º e 15º salários.

Vamos marcar audiência com o presidente do TRE, na condição de Presidente do PSOL-PE e vereador de fato da cidade, e estabelecer com a instituição uma relação de colaboração e respeito no intuito de qualificar nossa democracia e seu funcionamento cotidiano.

Vamos marcar audiência com o prefeito eleito Geraldo Julio é colocarmo-nos totalmente à sua disposição para colaborar com sua gestão na reversão do projeto Novo Recife no Cais José Estelita; na ampliação das ciclovias e ciclofaixas na cidade; na recuperação do Programa Saúde da Família e do SUS; para pagar o piso nacional do magistério aos professores; para cuidar de nossos rios, mangues, lagoas e açudes; para garantir estrutura e políticas públicas que combatam as opressões em nossa cidade; para colocar no ar a Rádio Frei Caneca; para regularizar a situação das creches públicas e profissionais que nela trabalham; para democratizar a gestão administrativa e financeira dos mercados públicos; para reorganizar e modernizar a legislação que trata da ocupação e uso do solo em nossa cidade; para garantir finalmente que tenhamos licitação pública na concessão da exploração dos transportes coletivos na cidade; para garantir Passe Livre aos estudantes e desempregados no transporte público de nossa cidade; para garantir banda larga de internet a toda a cidade; etc. O prefeito poderá contar, portanto, com mais um vereador para apoia-lo na defesa de nossa cidade e do povo que nela vive.

Nosso mandato será financiado por apoiadores voluntários. Por exemplo, você, que está lendo este artigo. Não contaremos com verbas públicas. Os recursos arrecadados de forma transparente e gastos de forma também transparente, serão utilizados para alugar o gabinete, pagar funcionários e assessorias especializadas quando necessárias e para garantir estrutura para realizarmos o projeto “mandato na rua”, quando vamos aos bairros e comunidades informar e mobilizar a cidade para acompanhar o ciclo orçamentário, votações importantes, preparar proposições legislativas, viabilizar projetos de lei de iniciativa popular, ações civis públicas, etc.

Portanto, enganaram-se aqueles que imaginaram que a vontade popular não seria levada em conta nesta eleição. As transformações que nossa cidade precisa não cabem nas regras formais de uma democracia que apresenta sinais de fadiga. Recife conquistou um mandato cidadão e faremos o nosso melhor para honrar cada voto recebido, unindo em torno de nosso mandato os melhores espíritos de nossa cidade. Obrigado, Recife!

Presidente do PSOL-PE, vereador eleito, de fato, pela população do Recife.

54 comentários:

  1. Parabéns.
    Agora contamos você pra fazer diferente.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Edilson, força e dedicação para tocar o projeto, com apoio da população!

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo mesmo, onde está a democracia??O povo escolhe mais o jogo político impede que o candidato seja eleito. Descarnadamente ignoram o soberano. O povo!

    ResponderExcluir
  4. Sejamos a mudança que queremos ver no mundo.
    força!

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza de que você irá assumir uma cadeira, fique tranquilo. Deus ele não deixa desamparado o injustiçado. Felicidades em seu mandato. :)

    ResponderExcluir
  6. Li tudo. E o que eu posso concluir é: esse é o homem que o Brasil precisa. Continue lutando, Edilson Silva.

    Você será ainda mais recompensado por sua luta, por sua garra, por sua raça...

    Tô contigo SEMPRE e não abro. Votei em você em 2010 com orgulho. Não votei em 2012 porque eu voto e moro em Jaboatão dos Guararapes.

    E conte conosco para ajudar no seu projeto. Disponibilize o número da conta e eu farei o possível pra te ajudar. Creio que muitos outros também farão isso.

    ResponderExcluir
  7. Estou emocionada com a sua atitude!
    Nunca achei que alguém ligado a algum partido pudesse dizer isso: "As transformações que nossa cidade precisa não cabem nas regras formais de uma democracia que apresenta sinais de fadiga".
    Alegria alegria!!!!!!!
    Estou com você!!!

    ResponderExcluir
  8. Pode contar comigo, amigo Edilson! E daqui a dois anos, com certeza candidatura a deputado.

    ResponderExcluir
  9. Já existe algo como uma doação mensal para esse tipo de iniciativa?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Edilson.
    Você teve o meu voto, quero ver você trabalhar por um Recife melhor.
    Estamos de olho.

    ResponderExcluir
  11. Ganhou minha atenção e meu respeito, mesmo o Senhor sabendo das regras antidemocráticas e obsoletas....

    ResponderExcluir
  12. A família Stavola Melo apoia!!
    Diga como e quando começamos!!!
    Abraço, Marielle

    ResponderExcluir
  13. Tamos juntos Edilson, certa de que a preocupação com a pauta da causa animal (mais de 40 mil cães e 50 mil gatos nas ruas), também não será esquecida dessa bandeira que você levantará.
    Aguardaremos o comando pra entrarmos na construção!

    ResponderExcluir
  14. Muito mais do que na condição de seu eleitor, declaro meu apoio a sua luta, Edilson! Parabéns pelos votos, dos quais, pelo menos uns seis deles, eu tenho a honra de dizer que consegui pra você! Estarei sempre com o PSOL por um país mais justo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Edilson, boa tarde, gostaria, desde já, de me colocar a disposição para que caso necessite de alguma acessoria financeira, gestão financeira e elaboração de demonstrações contábeis em prol de uma maior transparência nos gastos dos recursos arrecadados eu possa ajudar voluntariamente. Deixo aqui meu e-mail para, caso interesse, entrar em contato. H.C_andrade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Mais uma vez você está de Parabéns Edilson!!! Pela primeira vez vejo que votei numa pessoa séria e coerente! E isso me faz enxergar uma luz no fim do túnel, uma esperança no meio de tanta escuridão que é a política brasileira, infelizmente! Conte conosco pro que der e vier! Será um orgulho poder participar deste projeto que realmente escutará a voz do povo! Acredito que eu e mais 13.660 pessoas após lerem o seu blog dirão: vamos à luta!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. meu candidato, sugiro que faça um esquema de crowdfunding pra levantar o dinheiro necessário para o seu gabinete.

    linda a sua iniciativa, é muito gratificante votar com consciência e ter claro que se votou em alguém verdadeiramente merecedor. muita força, sensatez, coragem, tranquilidade e alegria nesse cidadão mandato.

    ResponderExcluir
  18. Parabens! Assim sinto que meu voto nao foi em vão!

    ResponderExcluir
  19. Edilson,

    estamos com você em todas estas lutas, principalmente na implementação da Rádio Frei Caneca e das demais políticas públicas de comunicação e cultura.

    Abraços,

    Raquel Lasalvia (quellasalvia@gmail.com)
    Fórum Pernambucano de Comunicação

    ResponderExcluir
  20. Massa, massa, muuuuuito massa!!! Avante! Conte comigo!

    ResponderExcluir
  21. Poxa, lamento muito por não ter sido eleito. Não acredito mto que essa forma de mandato dê certo. Infelizmente creio q a única possibilidade de sua eleição e ação efetiva na câmara seja mudando de partido. Triste isso..

    ResponderExcluir
  22. Apoio total, Edilson, e sucesso para nós, eleitores-cidadãos em busca de uma democracia justa e eficiente no nosso país!

    ResponderExcluir
  23. Edilson, meus parabéns! Você esta mostrando o que é ter atitude, foi por isso que confiei o meu voto a você. Portanto, conte comigo e vamos fazer a diferença prevalecer no Recife, vamos exercer juntos o nosso mandato!

    ResponderExcluir
  24. Lhe aplaudo de pé, pela sua coragem de lutar mesmo quando as situações são adversas! Fiquei indignado quando acompanhei a apuração em Recife e pude observar candidatos com menos de 5.000 votos sendo eleitos, só por causa da sua coligação! Quer dizer que quase 14.ooo eleitores do Recife que tinham o desejo de realizar uma mudança de fato, foram traídos pelo sistema perverso de contabilização dos votos através do quociente eleitoral, ou seja, um sistema feito para beneficiar os corruptos que tentam se perpetuar no poder. Edilson fique sabendo que é na adversidade que nós crescemos e pode ter certeza que eu e minha família lutaremos junto com você por um Recife melhor.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns e conte comigo! Qualquer assunto na área de saúde e ensino médico estou a disposição.

    ResponderExcluir
  26. "Como é difícil acordar calado
    Se na calada da noite eu me dano
    Quero lançar um grito desumano
    Que é uma maneira de ser escutado
    Esse silêncio todo me atordoa
    Atordoado eu permaneço atento
    Na arquibancada, prá a qualquer momento
    Ver emergir o monstro da lagoa ..."

    ResponderExcluir
  27. Isso é muito revoltante!

    Desde as eleições de 2000 que o TRE me convoca para mesária e sempre com aquela historinha de servos arautos da democracia... blá blá blá!

    Não reconheço essa democracia que exige que o brasileiro vá votar e pune aquele que não vota e que ainda por cima, não reconhece um político legitimamente eleito pelo povo! Nosso sistema eleitoral é só mais uma ferramenta para manter no poder os de sempre, aqueles cujos partidos comandam lobistas, mensalão e todo tipo de exploração do nosso Brasil!

    Isso é nojento.

    ResponderExcluir
  28. Edilson, não votei em você, mas lamento muito sua não incorporação OFICIAL na Câmara, apesar da expressiva votação que recebeu. Diga: como população, podemos ter a iniciativa de criar um projeto de lei que reveja esse sistema eleitoral (a exemplo da Lei da Ficha Limpa)? Deus o abençoe nessa missão que você abraça na vida! Que seu amor à política sempre se mantenha! Minha admiração por seu entusiasmo!

    ResponderExcluir
  29. PARTICULARMENTE ESTAVA MUITO DECEPCIONADO COM A POLITICA NO BRASIL E ESPECIALMENTE NA NOSSA CIDADE.
    E COM ESSE AUMENTO (ROUBO) QUE ESSES POLÍTICOS SEM CARÁTER E ESCRÚPULOS,QUE FOI A GOTA D'ÁGUA PARA QUE EU ME COMPROMETESSE A NÃO IR VOTAR EM NINGUEM.MAS AI FIQUEI SABENDO VC ESTAVA CONCORRENDO E DEPOSITEI MINHA CONFIANÇA EM VC,QUANDO VI QUE VC FOI O 3º MAIS VOTADO E NÃO FOI ELEITO FOI FRUSTRANTE.MAS ESPERO QUE VCS SE LIGUEM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E SE ALIEM A UMA COLIGAÇÃO VITORIOSA. TAMO JUNTO PARA DEPUTADO ESTADUAL EM 2014,VALEU.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns!!! E vamos juntos nesses 4 anos de "mandato na rua"!!!

    ResponderExcluir
  31. Edilson, refleti muito antes de lhe dar meu voto exatamente pelo quociente eleitoral. Parabéns pela votação. Agora, é preciso reconhecer que o PSOL somente terá futuro se se tornar um partido além de um homem só. Se a votação de sua candidatura alcançou a marca de ser a terceira maior entre os postulantes a votação dos outros candidatos é simplesmente irrelevante. Como presidente estadual do PSol, o que pretende fazer para fortalecer o partido e garantir uma maior inserção da legenda?

    ResponderExcluir
  32. Conte com a minha ajuda. Leciono Direito Constitucional e Administrativo. Posso ser útil!
    Email:alasilvaadv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. vamos formar uma grande corrente em torno deste mandato. Através da força do povo conseguiu-se as diretas-já, a lei da ficha limpa, as condenações no caso do mensalão. VAMOS JUNTOS ATRÁS DE MAIS UMA VITÓRIA.

    VALEU EDILSON

    ResponderExcluir
  34. Edilson. Pra mudar esta regra do quociente eleitoral, so com uma grande reforma ou dá pra fazer pontualmente?

    ResponderExcluir
  35. Parabens meu nobre! Obg por honrar a população do Recife e continuar lutando por uma relação política mais decente em nosso país. Certamente uma reforma política é necessária em nosso país, mas enquanto ela não chega contamos com pessoas de boa índole para exercer a vontade popular. Totalmente apoiado!

    ResponderExcluir
  36. Pensamentos assim reacendem minha esperança da genuína representação popular e da responsabilidade social. Parabéns Edilson Silva.

    ResponderExcluir
  37. Se precisar mesmo desse trabalho voluntário. Estou 100% à disposição para servir esses ideais. Pode me enviar email falando da oportunidade de agir em pró da sociedade! :D

    ResponderExcluir
  38. Boa noite, Edilson. Parabenizo sua vitória e sua atitude. Não possuo verba disponível para ajudar no financiamento do mandato, mas gostaria muito de participar ativamente da equipe voluntária, com trabalho e colaboração, especialmente nas questões ligadas ao meio natural da nossa cidade. Encaminho meu endereço de e-mail para futuros contatos: eumari.m@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Eu trabalho com computação gráfica, faço mídias. estou a disposição para ajudar no que for em relação a vídeos, pode contar comigo!

    titohazin@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Camarada Edilson, foi com muito prazer que votei na sua candidatura e que me sinto satisfeito por isso!PARABÉNS!Estaremos nessa frente juntos!

    ResponderExcluir
  41. Caro Edilson, não hesitei em dar meu voto a sua ousadia, decência e coerência com os anseios (e Direitos) de mudanças do Recife. Vou acompanhar a experiência e, à medida do possível, me voluntarizar sim. Entre em contato: rogbar35@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Precisamos de mudanças no sistema. Não se deve aceitar que entre outras coisas, este fato de ter sido escolhido pela grande maioria do povo e não poder exercer este direito, precisamos sim de mudanças e coragem política para mudar todas essas coisas. Vamos fazer como os clubes de futebol, que ao não ver os resultados surgirem demitem seu tecnico,na politíca poderíamos afastar aquele politíco que tanto prometeu e durante um ano nada executou, ai não teríamos que esperar o final de seu mandato para substituir. e outra será a camar precisa realmente de uma verba desse porte para administrar?

    ResponderExcluir
  43. Ótima inicativa, Edilson Silva está fazendo a sua parte e merece toda colaboração possivel.

    Mais meu povo, porque 13.661 pessoas ou mais não vão a luta e as ruas mostrarem seus direitos de liberdade de expressão e idignação, pois garanto que 13.661 ou mais pessoas nas ruas fariam a diferença. A reforma política não começa só nas urnas, começa também na atitude e na liberdade de expressão, assim como ir a luta também. Vamos nessa.

    ResponderExcluir
  44. A sensação que fui acometido no momento que vi o resultado das eleições não poderia ter outro nome senão REVOLTA. Principalmente tendo sido a favor de suas propostas desde 2008,pleito que obteve uma considerável votação e não foi eleito. Vendo-o candidato a vereador me senti tranquilo por ter alguém no meio de toda essa bagunca, que é o legislativo Recifense, que eu tenha vontade de votar(não só eu como os 13 mil que votaram em você e os mais de 100 mil que votaram branco ou nulo). Fato é que pelo precário processo político/democrático que temos hoje em nosso país(e que tantos veneram e exaltam) infelizmente não temos você nos representando na câmara municipal como gostaríamos mas acho de bravura ímpar o seu projeto de defender a nossa cidade, fazendo aquilo que o povo votou em você pra fazer. Hoje por razões familiares resido em Fortaleza e não tenho recursos financeiros para lhe apoiar como gostaria. Mas de longe também luto e defendo minha cidade como posso.E mesmo não sendo muito ofereço-lhe meu apoio e ajuda no que puder fazer daqui. Saiba que essa é a maior promessa/proposta que você já fez e que será a mais difícil de cumprir/realizar NÃO ESMOREÇA ESTAREMOS COM VOCÊ. Nós que o elegemos nosso vereador. Bom Trabalho, que Deus o abençoe e orbigado.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns Edilson Silva, continue firme na militância e fiel aos seus ideais :)

    ResponderExcluir